Home   \   Blog
7 ideias de comidas para acompanhar o teu chimarrão 30/11/2022

Parece que o chimarrão pede um acompanhamento para beliscar, né? Seja com a família ou amigos, sempre é oferecido aquele bolo ou pipoca clássica que vira descontração total do clima da roda do chima!

 As comidas muitas vezes trazem a originalidade das receitas de família. Quem nunca provou uma cobertura diferente e pediu a receita?

O envolvimento emocional que temos com a comida e o chima está muito relacionado aos ingredientes ligados à nossa tradição, como o pinhão, o amendoim, o milho… O que mostra como temos lembrança afetiva através dos nossos costumes.

O amargo do chimarrão trás de interesse muitas combinações gastronômicas, desde receitas simples até aquelas que levam mais tempinho para serem preparadas. Pensando nisso, preparamos uma lista com 7 sugestões de comidas para acompanhar o seu chimarrão:

 

Bolo de milho

O bolo de milho era um doce valioso da cultura dos índios tupis guaranis, era feito apenas em eventos importantes, como na comemoração do batismo de uma criança.

O grão de milho tem fibras e nutrientes ótimos para uma dieta alimentar saudável e auxilia no bom funcionamento do organismo.

Seja um bolo de milho cremoso ou mais sequinho, ele é um acompanhamento muito gostoso do chimarrão, pode ser feito com ou sem açúcar dependendo da preferência de quem estiver consumindo. 

 

Cuca

Quem nunca ouviu falar de uma cuca e lembrou do café da tarde na casa da vó? A famosa Cuca é uma iguaria de origem alemã, que chegou ao Brasil com os imigrantes. 

Está muito presente entre os quitutes preferidos na região sul brasileira. Mesmo muito conhecida, pode ter nomes diferentes nas regiões do país, também é chamada de: Cuque, bolo de tabuleiro, cuca ou bolo alemão.

A cuca pode ter diversos recheios, seja de geléias de frutas, as próprias frutas ou de doce de leite e chocolate, por exemplo.

 

Biscoito de polvilho, amanteigado ou de maisena

Biscoitos são a maneira mais prática de levar na roda do chima, e também são muitro tradicionais!

O biscoito de polvilho não tem origem certa, sabe-se que é mineiro, mas muito apreciado no sul pelo sua leveza e diferentes possibilidades de sabores. Já o biscoito amanteigado é o famoso ‘’biscoito da hora do café’’, que derrete na boca quando encontrado com o líquido quente do chimarrão, uma delícia irresistível. 

Muito conhecido pela sua delicadeza, o biscoito de maisena é uma obra artesanal, podendo ser feito com diversas combinações, como leite condensado por exemplo. 

 

Pipoca

Quem resiste a uma pipoca? Doce ou salgada, a hora da pipoca é só festa, e sua roda de chima vai adorar sempre!

A pipoca é o aperitivo mais saudável, tem baixas calorias e muito teor de fibras, vitaminas e antioxidantes. Auxilia muito no sistema digestivo e protege do câncer, combate o estresse e ainda ajuda a emagrecer.

 

Pinhão

No passado, fazia parte da alimentação dos indígenas, mas hoje o pinhão tem presença marcante por aqui. É impossível passar um inverno sem cair na tentação dessa delícia. O pinhão está associado ao frio, portanto no verão não encontramos mais ele. Mas, não poderíamos deixar de fora dessa lista!

 

Amendoim cru ou torrado, rapadura, paçoca, cricri

Tem algo que te deixa mais de bom humor do que amendoim? Ele é sim muito amado por todos os brasileiros, e ainda por cima possui diversos benefícios para a saúde: protege os ossos e sistema nervoso, previne a anemia e, ao contrário do que muitos dizem, auxilia na perda de peso.

Podemos ver o amendoim em diversas receitas, como no nosso querido cricri, na paçoca, na rapadura, e muitas outras! Além disso, é saboroso comido cru ou torrado, salgado ou não. Combinado com o chimarrão, ele é capaz de levantar toda a energia da roda do chima e iniciar várias conversas empolgantes.

 

Bergamota

Para lagartear com saúde, nada melhor que um chima acompanhado de bergamota!

A bergamota está presente nas estações de outono/inverno do Sul, e a tristeza é quando o período da fruta acaba e não as vemos mais penduradas nas árvores, ou não sentimos mais o cheiro exalando das mãos. Mas a verdade é só uma: a bergamota é a rainha da roda do chima.

Ela melhora a saúde da pele, controla a hipertensão, melhora a digestão e o intestino, ajuda na perda de peso e acima de tudo é um calmante natural.

Use essa lista como inspiração para quando for tomar seus próximos chimas!

Márcia (54) 9904 5818 Paloma (54) 9957 9909

Nós utilizamos cookies neste site para melhorar a sua experiência de navegação e nosso desempenho, analisar como você interage em nosso site ou ainda para personalizar conteúdos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.

ACEITAR