Home   \   Blog
In Memoriam: Pedro Schwengber Celebrando a Cultura Gaúcha e o Legado do Grande Entusiasta do Chimarrão 23/08/2023

Foto: Roni Rigon / Agência RBS.

 

Neste artigo, prestamos uma homenagem em memória de Pedro Schwengber, uma figura notável que se dedicou intensamente à preservação e promoção da cultura gaúcha. Sua paixão pela tradição e seus esforços incansáveis o tornaram um símbolo inesquecível da cultura do Rio Grande do Sul.

O carisma e dedicação de Pedro Schwengber conquistaram o coração daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Carinhosamente chamado de "Pedrão", ele se tornou uma referência para os apreciadores do chimarrão, disseminando os conhecimentos sobre as 36 formas diferentes de preparar a bebida, incluindo uma técnica que levava apenas 11 segundos.

Além disso, Pedro liderou a Escola do Chimarrão, que se tornou uma ONG independente em 2004, desmembrada da Ervateira Rainha dos Pampas. A entidade sem fins lucrativos assumiu o compromisso de valorizar a cultura gaúcha, promovendo o turismo e enaltecendo o chimarrão como um patrimônio dos gaúchos. Um dos marcos registrados da instituição era um ônibus, utilizado para eventos e viagens, que se tornou símbolo do projeto e contribuiu para a divulgação das tradições e do conhecimento sobre o chimarrão.


Foto: Arquivo Pessoal.

 

Foto: Divulgação.

 

Pedro Schwengber foi um personagem cativante, cuja presença era como um raio de sol a iluminar a cultura gaúcha onde quer que fosse. Conhecido por seu sorriso contagiante e habilidade para agregar pessoas ao seu redor, ele se tornou uma figura emblemática no cenário cultural do Rio Grande do Sul. Seu entusiasmo e amor pelo chimarrão eram contagiantes, e ele se dedicou incansavelmente a compartilhar essa tradição milenar com todos.

Nascido e criado nas terras gaúchas, Pedro tinha uma rica vivência e uma infinidade de histórias para contar. Ao conversar com ele, era impossível não se encantar pelas narrativas sobre suas experiências e a valorização que ele dava à vida em todas as suas nuances. Através de suas palavras, ele transmitia a importância de viver intensamente e apreciar cada momento.

Além de sua dedicação à cultura e ao chimarrão, Pedro Schwengber era conhecido por sua amizade genuína e sua habilidade de unir pessoas. Ele era o parceiro ideal para mateadas e churrascos, momentos em que a tradição e a camaradagem se encontravam de forma ímpar. Sua presença irradiava alegria e tornava essas ocasiões ainda mais especiais.

Desde o primeiro contato, Pedrão foi um grande entusiasta da Bortonaggio. Pedro definiu o lançamento da Bomba de 1000 Furos em Aço Inox como ‘’É um ovo de colombo, o antes e o depois.’’ nas suas palavras.

Foto: Bortonaggio

 

Pedro Schwengber nos ensinou que a cultura é um elo que nos une e enriquece, e seu legado permanece vivo nas rodas de chimarrão, nas mateadas e churrascos, e nos corações daqueles que celebram a tradição gaúcha com alegria e gratidão. Que sua dedicação e paixão inspirem as gerações futuras a valorizar e preservar suas raízes, perpetuando a riqueza cultural do Rio Grande do Sul por muitos e muitos anos.

Jamais esqueceremos o Pedrão e sua presença sempre estará em nossa cultura e nosso coração.

Márcia (54) 9904 5818 Paloma (54) 9957 9909

Nós utilizamos cookies neste site para melhorar a sua experiência de navegação e nosso desempenho, analisar como você interage em nosso site ou ainda para personalizar conteúdos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.

ACEITAR