Home   \   Blog
As propriedades da erva-mate para a saúde 23/02/2023

Para muitos, o chimarrão não pode faltar para aquele bom despertar pela manhã e para a companhia durante o dia. Há quem prefira o tereré ou o chá-mate, mas seja qual for a preferência, a erva-mate faz parte da rotina de muitas pessoas, de norte a sul do país. 

Em suas mais diferentes formas e composições, a erva-mate é uma ótima opção para hidratar o corpo, pois é leve, saudável e extremamente nutritiva.

Nos últimos anos, diversos estudos têm revelado que a ingestão de produtos à base de erva-mate podem trazer benefícios incríveis para a saúde. Como a erva-mate é natural, ela é considerada um alimento funcional, ou seja, além das funções nutricionais básicas, ela apresenta efeitos benéficos para a saúde.

Neste artigo você vai conhecer as diversas propriedades da erva-mate, e as vantagens que ela apresenta para a sua saúde, então pegue o seu chima e vamos lá!

 

Propriedades

 

A erva-mate contém vários nutrientes e antioxidantes. Podemos citar dentre eles a Xantina e a Saponina, que são os compostos estimulantes que incluem a cafeína, comumente encontrada no café e no chocolate. 

 

 A característica do amargo da erva vem do composto anti-inflamatório chamado Saponina.

 

Benefícios

 

Diminui o colesterol ruim (LDL)

 

Rica em antioxidantes e saponinas, a erva-mate ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL), e previne o desenvolvimento de doenças cardíacas, como infarto ou AVC. Além de ser responsável pela prevenção do desenvolvimento da aterosclerose, que é a inflamação na parede das artérias do coração ou de outras localidades do corpo.

 

Emagrece

 

Quem toma mate sabe dos benefícios para a digestão que ele proporciona, mas quem diria que ele ajudaria também no emagrecimento?

Como o chima retarda o esvaziamento gástrico e aumenta a sensação de saciedade, ele acaba favorecendo na perda de peso, além de diminuir o número total de células gordurosas apenas durante o seu consumo.

Então, se você aliar o mate a uma dieta e exercícios, ele com certeza irá te ajudar a perder algumas medidas!

A cafeína presente na erva irá melhorar o seu desempenho nos exercícios aumentando o seu metabolismo, e na fome irá ser responsável por reduzir o apetite. 

 

Tem ação diurética 

 

A ingestão de líquidos é um grande desafio para muitas pessoas, que não conseguem ingerir a quantidade necessária de água por várias questões, principalmente a falta de sabor!

O chá mate pode ser uma alternativa nesses casos, já que combina um sabor delicioso com a ação diurética, eliminando toxinas do organismo. 

 

Previne doenças crônicas

 

A erva mate é rica em antioxidantes, que evitam o dano causado pelos radicais livres às células, por isso previne doenças crônicas, como a diabetes, ajudando a regular o açúcar no sangue. Ela também previne alguns tipos de câncer, já que as células se mantêm saudáveis.

 

Rejuvenesce

 

Por se tratar de uma planta rica em antioxidantes e nutrientes, a erva-mate rejuvenesce, protegendo a pele e os cabelos da oxidação causada pela poluição e sol forte do dia a dia.

 

Protege de infecções

 

A erva-mate ajuda a prevenir infecções por bactérias, parasitas e fungos. Ela atua como antifúngico, e em estudos de tubo de ensaio uma alta dose de extrato de erva-mate desativou uma bactéria conhecida por causar intoxicação, cólicas estomacais e diarreia, cuja bactéria tem um aparecimento muito comum nas praias durante o verão!

A ação antifúngica da erva-mate possibilitou impedir o crescimento de um fungo em estudos, que é comumente responsável pela pele escamosa, caspa e algumas erupções cutâneas. Outro estudo ainda sugere que a erva-mate pode oferecer proteção intestinal contra parasitas.

 

Melhora o humor e a concentração

 

Rica em cafeína e vitaminas do complexo B, a erva-mate estimula o organismo, melhora o humor também a concentração, além de aumentar os níveis de energia e reduzir a sensação de cansaço. 

 

Aumenta a imunidade

 

O mate ajuda a aumentar as defesas do organismo, pois possui vitamina C, E selênio, zinco e outros minerais. Por conter potássio, um importante mineral, a erva-mate ajuda a relaxar, pois melhora a circulação sanguínea, juntamente com as saponinas, que são compostos naturais que atuam como anti-inflamatórios.

 

São muitas as vantagens em apreciar a erva-mate nos seus mais variados jeitos e costumes. Compartilhe esse artigo para quem toma chimarrão contigo!

Márcia (54) 9904 5818 Paloma (54) 9957 9909

Nós utilizamos cookies neste site para melhorar a sua experiência de navegação e nosso desempenho, analisar como você interage em nosso site ou ainda para personalizar conteúdos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.

ACEITAR