Home   \   Blog
Chimarrão para crianças: segurança para os pequenos apreciarem a tradição 13/12/2023

O chimarrão, símbolo forte da cultura gaúcha, é curtido e compartilhado em rodas de tradição, mas quando envolve a gurizada pequena, a conversa pede um cuidado especial. Este artigo explora a boa entrada desse hábito na infância, realçando seus trunfos e as precauções que não podem faltar.

 

Benefícios e cautelas

 

O costume de matear, além de dar uma força na imunidade, é parte da cultura gaúcha, marcando tradição e raiz. Contudo, ao lidar com crianças, é importante ter uma pilcha de sensibilidade, pois o chimarrão traz consigo cafeína, o que exige um olhar mais atento.

 

Pediatras e nutrólogos recomendam oferecer chimarrão às crianças somente após os dois anos de idade. E após essa idade, é prudente um limite seguro de 25mg por dia para os pequenos, considerando tudo o que traz cafeína, desde os chás até o mate.

 

A temperatura da água também é um fator a ser considerado. Permitir que os pequenos provem, às vezes, com a água em temperatura ambiente e o mate mais lavado, é uma forma segura.

 

Alternativas criativas:

 

Pensando nas amarras do chimarrão para crianças, há jeitos criativos de introduzir os elementos da cultura gaúcha nas vidas deles. Permitir que os pequenos brinquem com a textura da erva-mate, façam desenhos ou colem ela numa cuia de papel pode dar vivências únicas!

 

Além disso, a contação da lenda do chimarrão, uma tradição cheia de causos, pode ser compartilhada com as crianças, transmitindo os valores culturais de um jeito educativo e lúdico.

 

Educação desde cedo:

 

Em algumas escolas do Rio Grande do Sul, o chimarrão já está dentro das atividades educativas, proporcionando às crianças a chance de aprender sobre a erva-mate de uma forma divertida e educativa, transformando a sala de aula num pedaço de chão que conserva a tradição de um jeito seguro.

 

É possível sim que as crianças aproveitem a tradição do chimarrão de uma forma segura, mantendo a raiz cultural e incentivando hábitos saudáveis desde cedo. 

Conheça o kit Meu Primeiro Chimarrão, feito para aproximar as crianças à cultura gaúcha.

Márcia (54) 9904 5818 Paloma (54) 9957 9909

Nós utilizamos cookies neste site para melhorar a sua experiência de navegação e nosso desempenho, analisar como você interage em nosso site ou ainda para personalizar conteúdos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.

ACEITAR